Segundo o IBGE (2021), o município de Campos dos Goytacazes possui uma população estimada em 514.643 habitantes, em uma área de 4.032,487 km², representando o maior município do estado do Rio de Janeiro em extensão territorial. Ainda de acordo com o IBGE, o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do município teve estimativa de 0,716 para o ano de 2010. O município é cortado pelas rodovias federais (BR-101 e BR-356), constituindo um entroncamento entre os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (Perfil Campos - anuário, 2018). Nesse sentido, o município integra o escopo da nossa pesquisa reafirmando a sua vocação canavieira, característica da região, com a produção de cachaça e derivados, como licores e blends, que alcançam grande parte do mercado estadual e até internacional. Além disso, as propriedades são abertas ao público para maior conhecimento sobre as diferentes etapas de produção da cachaça.
De acordo com as principais discussões sobre a região estudada e as atividades econômicas e culturais desenvolvidas em seu território, podemos elencar dois objetos espaciais de potencial atrativo turístico no município de Campos de Goytacazes: a Tellura Alambique e o Alambique do Leley.
Duas áreas de produção de cana-de-açúcar destinadas à produção de cachaça, licores e blends, que são comercializados em diferentes áreas do estado do Rio de Janeiro e no exterior.




