Barra do Piraí ou a “Pérola do Vale” é um importante município da região turística do Vale do Café. Emancipado em 10 de março de 1890, Badopi como é chamado carinhosamente está 120 km distante da capital fluminense. Em seus distritos, distribuem-se, de acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE (2022), 92.883 habitantes, distribuído por 584,610km². Em relação a remuneração, em 2018, o salário médio mensal municipal era de 1.9 salários-mínimos e o Produto Interno Bruto - PIB per capita de R$ 20.602,24. O município possui Taxa de Escolarização de 6 a 14 anos de idade de 98,7% (de acordo com dados do censo de 2010).
O município possui grande riqueza histórica expressa na materialidade e imaterialidade. São prédios históricos na área urbana dos distritos, fazendas do ciclo do café, as práticas culturais das folias de reis, do jongo e manifestações religiosas. Além disso, Barra do Piraí vem se destacando em ações de estímulo ao turismo em seus vários ramos, como por exemplo, o turismo de massa no distrito de Ipiabas, o de lazer e rural em Dorândia e o histórico em todo município. No que se refere ao turismo rural, o município conta com iniciativa que possuem o potencial de oferta desse serviço, especialmente em práticas voltadas para a agricultura familiar orgânica e/ou agroecológica. Inclusive, parte da merenda do município é fornecida pela agricultura familiar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Assim, Barra do Piraí é um exemplo de como elementos do passado e do presente compõem a paisagem e elevam o município a condição de possuidor de atrativos destinos de turismo, especial o rural expresso em pousadas, hotéis-fazenda e restaurantes que valorizam a culinária local, destacando-se pela hospitalidade e pela integração com o ambiente natural.