Engenheiro Paulo de Frontin ou Rodeio como era conhecido antigamente, é um encantador município cuja sede está localizada entre os mares de morro das encostas da Serra do Mar e encrustada em um fundo de vale. A categorização como “Cidade Verde” deriva da existência de reservas de Mata Atlântica onde é possível visualizar animais silvestres em seu habitat natural, cachoeiras e lagos, fato que rendeu o título, a partir de 1995, por meio de lei estadual.
Distante da capital cerca de 84 km, Engenheiro Paulo de Frontin desenvolveu-se ao longo dos eixos de circulação – via férrea e rodovias RJ-127 e RJ-129, que aproveitaram as aberturas disponíveis do relevo. De acordo com dados do IBGE (2023) a renda bruta do município é de R$ 112.646.012,80, enquanto o produto interno bruto per capita é de R$ 28.769,59. Segundo o Censo IBGE (2022), o município possui uma população de 12.242 habitantes e 11.694 eleitores (TSE, 2024). Sua área territorial de 139,381km², permite que o município faça limite com Mendes, Miguel Pereira, Paracambi e Vassouras. Em relação as regiões de governo do estado do Rio de Janeiro, o município compõe a Região Centro-Sul Fluminense, que também abrange os municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras. Da perspectiva das regiões turísticas fluminenses, “Frontin” faz parte da região do Vale do Café.
Frontin possui atributos turísticos de inúmeras naturezas como patrimônio férreo composto por túneis e estações, prédios históricos de fazendas e igrejas. Também ganha destaque a ocorrência de estabelecimentos com atividades com potencial para oferta de turismo rural, como por exemplo, a produção de cogumelo shitake, cultivo de orquídeas e bromélia. Além disso, também existem inúmeros atrativos em espaço rural como hotel fazenda e práticas de ecoturismo. É um convite à tranquilidade pertinho da capital.