De clima ameno, localizado entre montanhas e com uma rica história materialmente presente nos prédios, casas e fazendas, Rio das Flores é um município fluminense distante da capital cerca de 180 km mas que configura-se como um delicioso destino aos amantes do turismo histórico em hotéis em antigas fazenda do tempo do café, do turismo rural e o ecoturismo representado por diversas cachoeiras, trilhas e mirantes.
Rio das Flores possui área territorial de 478,783 km², onde localizam-se 8.954 pessoas (IBGE, 2022). A renda bruta municipal é da ordem de R$ 105.582.372,35, enquanto o produto interno bruto per capita é de R$ 31.314,82. Seus vizinhos municipais são Paraíba do Sul, Valença e Vassouras e em Minas Gerais com Belmiro Braga e Santa Bárbara do Monte Verde. No âmbito das regiões de governo do estado do Rio de Janeiro, Rio das Flores faz parte do Médio Paraíba, que também abrange os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença e Volta Redonda.
Rio das Flores é um charmoso município com quatro distritos, são eles: Rio das Flores, Abarracamento, Manuel Duarte e Taboas. São prédios, calçamentos, igrejas que atribuem uma atmosfera rural a esse pedaço do Rio de Janeiro. Além disso, para aqueles que gostam de turismo rural, o município possui trabalhos artesanais, alambiques tradicionais, premiados e familiares, atividades em sítios que aguçam as sensações dos visitantes. Rio das Flores é um município que merece ser conhecido por todos.