Com uma população de 182.082 habitantes e densidade demográfica de 195,07 hab/km² e IDHM de 0,745, o maior da região da Serra Verde Imperial – junto com Petrópolis, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2020). Tendo diversidade nas atividades econômicas, Nova Friburgo pode encontrar, no turismo rural, uma força maior que incremente a economia municipal, em que há empreendimentos agrícolas e não agrícolas, com pequenas produções familiares, mas também com empreendimentos que adotam técnicas mais modernas, além de dispor de destinos que vão além da agricultura.
A paisagem surge como importante ferramenta para o espaço rural ao ter o poder de propiciar sensações peculiares ao seu ambiente. Dotado de funções agrícolas e não agrícolas, o rural é diversificado, tendo diversas paisagens e podendo contribuir muito para a agricultura familiar.
Notou-se a presença de diversos elementos na paisagem que enaltecem o espaço rural, sobretudo para a atividade turística. A existência de cachaçarias, produções artesanais e de lúpulo, cervejaria artesanal, entre outros destinos pertencentes ao circuito, evidencia a diversidade existente no município e o potencial friburguense para o turismo. Locais como a fazenda Paiol Del Rey, o sítio Maravilha, o sítio Lindoia, o sítio das Perobas, o Armazém Centenário, o Castelo das Trutas, a Casa Gibachi, o Horto Mayer, na Vila do Amparo, a Chácara do Amparo, o Don’ana Delícia, o Rancho do Morango, o sítio Bonfim e o Vale do Lago são exemplos da diversidade de atividades desenvolvidas em Nova Friburgo, que se articulam com a paisagem local e que despontam como relevantes para o turismo rural de experiência no município.