Com IDHM de 0,730, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2020), e uma população estimada em 185.820 habitantes, além da área territorial equivalente a 773.338 km², de acordo com esse instituto, o município tem forte produção de hortaliças, podendo explorar esse potencial para atrair turistas. As variadas opções, como produção orgânica, hidropônica, entre outras, podem auxiliar na expansão do setor turístico em seu espaço rural e em toda a região, não se limitando apenas ao recorte municipal. Entretanto, dada a diversidade de atividades no âmbito rural, também tem outros destinos a se explorar, tais como cachaçaria, sítios, ranchos.
Teresópolis possui áreas com sistemas agroflorestais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2017), além da produção de frutas, café arábico e conilon. Esses podem ser potenciais destinos de turismo em espaço rural para quem visitar o município. Ademais, também dispõe de criações de avestruzes, bovinos, caprinos, entre outras, no que diz respeito à atividade pecuária.
No que diz respeito ao supracitado, têm-se o Rancho G, sítio do Ser, sítio Martuchelli, Restaurante Cremiere, sítio Cantinho da Luz e sítio Pé da Serra, que se relacionam com os objetivos do projeto, articulando a atividade agrícola com a paisagem e desempenhando potencial turístico para o município.