O município de Barra Mansa é um dos mais populosos do sul do estado, com uma população de 169.894 pessoas, distribuída por 547,133km² conferindo ao município 310,52 hab/km². O município é constituído por 6 distritos, são eles: Barra Mansa, Antônio Rocha, Floriano, Nossa Senhora do Amparo, Rialto e Santa Rita de Cássia. Em 3 de outubro de 1832, o governo decretou a emancipação do município, com desmembramento de terras de Resende, com a instalação dada em 14 de abril de 1833. Em 1857, a vila de Barra Mansa foi elevada à categoria de cidade.
Barra Mansa faz parte da região turística do Vale do Café e, no âmbito das regiões de governo do estado do Rio de Janeiro faz parte da Região do Médio Paraíba, que também abrange os municípios de Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. O município faz limite com Porto Real, Quatis, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Rio Claro, Resende e faz divisa com o estado de São Paulo.
O município possui uma longa história sendo o café um dos seus maiores símbolos seguido da pecuária leiteira. Atualmente, destaca-se na atividade industrial, mas também apresenta uma importante fonte de geração de renda que é a produção de olerícolas no bairro Santa Rita de Cássia, que atende o comércio regional fluminense e paulista. A prática olerícola em Santa Rita de Cássia é composta por agricultores familiares que participam da Associação dos Produtos Familiares de Santa Rita e Região – APFAM que também participa dos editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE fornecendo alimentos da agricultura familiar as escolas da região. Além disso, o município possui inúmeros destinos com potencial de oferta de turismo rural pedagógico e experiencia, bem como o turismo em espaço rural e histórico.