Valença ou “Princesinha da Serra” como também é conhecida, é um município localizado na região de governo do Médio Paraíba fluminense. Sua extensão territorial de 1 312,000 km² lhe confere a segunda posição na classificação dos municípios fluminenses por extensão, com altitude média de 560 metros e distância de aproximadamente 160km da capital. Dos tempos do café até a atualidade o município assume importante destaque no contexto regional e estadual.
Valença pertence à Região do Médio Paraíba, que também abrange os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores e Volta Redonda. Seus vizinhos limítrofes no estado do Rio de Janeiro são Quatis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Vassouras e Rio das Flores. Tendo também outros 4 municípios limítrofes no Estado de Minas Gerais: Passa Vinte, Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde. A paisagem que circunda o município é composta por colinas que no passado tiveram sua cobertura de mata atlântica devastada para o cultivo de café. Localizada entre divisores de água do rio Paraíba do Sul e o rio Preto, Valença também conta com importantes fonte de água como o rio Bonito, o rio da Flores e o açude da Concórdia.
A população de 68.088 pessoas distribui-se pela sede - Valença, Barão de Juparanã, Conservatória, Pentagna, Santa Isabel do Rio Preto e Parapeúna. A renda bruta do município é de R$ 30.496.067,61 com produto interno bruto per capita de R$ 40.447,29. Valença com suas histórias, serestas, queijos e café reúne inúmeros destinos com potenciais atrativos de turismo rural, tanto na sede quanto nos distritos. Historicamente grande produtora de leite de vaca, Valença recentemente foi considerada “Cidade do Queijo”. São produtores de café gourmet, destilados, hortaliças, vegetais e outros cultivos. Além dos destinos de turismo rural, também encontramos inúmeros prédios, fazendas e igrejas que se apresentam como patrimônio cultural imaterial do município. Em termos imateriais, em Valença possui uma comunidade quilombola, folias de reis e de São Sebastião e serestas.