O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha. Com um rico patrimônio material e imaterial presente em prédios, fazendas, o calçamento da área próxima a igreja matriz, museus, o cemitério dentre outros pontos conferem a Vassouras um charme que encanta que a visita. Com uma área territorial de 536,073km² e uma população de 33.976 pessoas, Vassouras encanta pelas belezas históricas e naturais. Sua receita bruta foi da ordem de R$ 302.335.868,24 e seu produto interno bruto per capital de R$ 35.458,96.
O turismo e o comércio são muito importantes para o município, que por estar às margens da Br 393 e próxima à Br 040 torna-se um destino próximo, posto estar apenas a 116 km da capital fluminense. Seus vizinhos municipais são Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores e Valença. O município faz parte da região de governo Centro-Sul Fluminense, que também abrange os municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia e Três Rios.
São inúmeros patrimônios que podem ser admirados pelos visitantes como museus, palacetes, igrejas, fazendas, folias de reis, jongo, memorial Manoel Congo, capoeira e maculelê. Além disso, o município também conta com potenciais destinos de turismo rural como produtores de café artesanal orgânico e familiar, propriedades que oferecem a experiência de convívio no campo com caminhadas na mata e gastronomia.